quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ação lésbica-feminista no Brasil

Um outro olhar, online

Abaixo, sumário cronológico da organização lésbica no Brasil que permanecerá aberto a acréscimos e atualizações. Envie sua contribuição!

Anos 80 - Organizações

1979-1981 – Grupo Lésbico Feminista (LF) – SP

1981-1988 - Grupo Ação Lésbica Feminista(GALF-SP)

Grupo Terra Maria Opção Lésbica (SP)

Grupo Libertário Homossexual (BA)

Grupo Terceira Dimensão (RS)

Grupo Gaúcho de Lésbicas Feministas (RS)

Rede de Informação Um Outro Olhar (1989 – gestão)

- - -

As literatas

O primeiro grupo de lésbicas no Brasil, foi organizado em São Paulo, na década de 60:- AS GRACIOSAS-: acolhendo as lésbicas discriminadas pela sociedade, expulsas de seus lares, quando assumiam seu amor pelas iguais.Não era um grupo formatado politicamente, não havia estatuto /regimento interno, o que comandava a ação destas nossas percussoras era a emoção, eram militantes do sentir pleno, da solidariedade, da resistência.

- - -

DOCUMENTO E IDENTIDADE: O MOVIMENTO HOMOSSEXUAL NO BRASIL NA DÉCADA DE 80

ELAINE MARQUES ZANATT

Em meados de 1985, iniciaram-se os convites para as doações e o recolhimento dos acervos do movimento homossexual, por iniciativa do professor Marco Aurélio Garcia, na época diretor docente do Arquivo Edgard Leuenroth. A notícia de que diversos grupos do movimento homossexual estariam dispostos a encaminhar, como doação, a papelada reunida durante os anos de militância veio ao encontro dos interesses do
AEL, que possuía, como um de seus temas principais, os movimentos sociais. Entre esta data e o início dos anos 90, foram doadas diversas e valiosas coleções documentais de grupos de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, trazidos ao AEL por militantes ou por seus familiares.

(...)

FUNDO OUTRA COISA


O Grupo Outra Coisa - Ação Homossexualista foi fundado em maio de 1980, em São Paulo, a partir de um racha dentro do grupo Somos, em função da não concordância com o encaminhamento político partidário que alguns participantes do grupo vinham tendo.

A documentação do Outra Coisa reúne manuscritos das reuniões de fundação do grupo, anotações de reuniões internas, de organização de eventos e encontros, listas de endereços, expedição e controle de correspondência; reúne, ainda, manuscritos do movimento homossexual sobre diversas questões, assinados em conjunto com outros grupos homossexuais; e também, manuscritos dos seguintes grupos: Somos, Grupo Gay da Bahia, Ação Lésbico-Feminista, Alegria, Alegria, Auê, Eros, Facção Homossexual da Convergência Socialista, Grupo de Negros Homossexuais, Liga Eloinista, Somos/MA, Somos/RJ, Terra Maria - Opção Lésbica e do Movimento Homossexualista Autônomo; correspondência ativa (1981 a 1983), passiva (1980 a 1984/1990)32 e de terceiros (1982 a 1986); textos diversos; panfletos do movimento homossexual, feminista e de outros movimentos sociais; dossiês: Cisão do grupo Somos, Memória do Movimento Homossexual, Bandeirante Destemido - o Guia Gay de São Paulo, de 1981, Movimento Homossexual de Barcelona, Literatura e Poesia Homossexuais, Richetti, Chrysóstomo; recortes variados cobrindo toda a década de 80, organizados na sua origem por tema de interesse. A coleção possui também livros, folhetos e periódicos.

O Fundo Outra Coisa contém a documentação pessoal de Zezé Melgar. Esta documentação está apresentada como uma série documentação pessoal e reúne sua correspondência no período entre 1969 a 1987; bilhetes, anotações pessoais e de reuniões, textos, alguns dossiês, tais como: religião e movimento de mulheres e publicações do Movimento Homossexualista Autônomo.

Nenhum comentário: