sexta-feira, 3 de abril de 2009

A origem do mundo

Por trás dessa bela paisagem meio chinesa, pintada por André Masson, está o quadro mais escandaloso jamais pintado.

É A Origem do Mundo, de Gustave Courbet, pintado em Paris em 1866.

A pintura foi encomendada a Courbet por um diplomata turco que colecionava imagens eróticas. Dizem que ele pediu um retrato fiel da intimidade de uma cortesã por quem era apaixonado. Foi pendurada no apartamento dele em Paris, escondida atrás de uma cortina.

Mesmo visto por poucos, tornou-se um dos quadros mais célebres do século XIX.

O quadro desaparece e é redescoberto depois da II Guerra em Budapeste. E quem o adquire? O psicanalista francês Jacques Lacan.

Lacan encomendou ao cunhado André Masson a pintura acima, em madeira, que instalou como porta de correr sobre o quadro de Courbet para escondê-lo. Quando tinha um convidado ilustre, Lacan o convidava a ver a pintura, deslizava a tampa e observava a reação. Nisso ele repetia o costume de Khalil Bey, o dono original do quadro, que abria a cortina para os amigos mais íntimos.

Os herdeiros de Lacan doaram A Origem do Mundo ao Museu d'Orsay, onde é hoje o quadro mais popular, só perde para a Gioconda do Louvre.

(Texto adaptado do blog New York on Time. A história romanesca deste quadro também é narrada num documentario de Jean-Paul Fargier, um trabalho muito interessante de experimentação com a linguagem do vídeo)